- Cirurgias -

Amigdalectomia (remoção das amigdalas)

Indicada para pacientes com amigdalites recorrentes, amigdalas hiperplasiadas (aumentadas) ou para amigdalites caseosas (que produzem caseum), é dentro das cirurgias da especialidade de otorrino uma das que mais causam dores no pós-operatório. Em crianças a recuperação costuma ser melhor, com menos dores e retomada mais precoce da alimentação.

Uma vez que o limiar de dor é individual, a recuperação de cada indivíduo varia em termos de dor e desconforto.

Ao contrário do que muitos pacientes perguntam, não é necessário deslocar a mandíbula para realizar o procedimento, uma vez que a anestesia geral com relaxante muscular proporciona uma grande abertura da boca.

Costumo cauterizar os leitos sangrantes e suturar com fios absorvíveis. Nos locais manipulados há formação de película esbranquiçada que não é pus, e isso é importante saber pois se assemelha muito e pode confundir se olhar ao espelho.

A alimentação durante a primeira semana deve ser líquida, pastosa e fria. Sorvete e alimentos gelados auxiliam muito na prevenção de sangramentos e aliviam os sintomas locais.

Nos dias atuais temos disponíveis uma gama de medicamentos que quando combinados possibilitam a recuperação mais tranquila desta cirurgia.
O retorno às atividades físicas deve ser gradual e em geral após cerca de 20 dias do procedimento.

Agende uma Consulta
Whatsapp
Chama no Whats