- Cirurgias -
Polipectomia (cirurgia para polipose nasossinusal / nasal)
As cirurgias nasais trazem melhora intensa da qualidade de vida. Uma noite de sono bem dormida, atividades físicas sem trancar o nariz ou com qualidade de respiração, proporcionam melhora no condicionamento físico.
Atualmente as cirurgias nasais são realizadas com uso de vídeo-endoscopia (são cirurgias vídeo-assistidas) o que torna o resultado melhor, com menos incidência de intercorrências e sem necessidade de colocação de tampão nasal na grande maioria dos casos. Não há necessidade de realizar cortes externos, entra-se com o endoscópio pelas narinas, portanto não tem hematomas, rouxidão e inchaço na região dos olhos e nariz.
O paciente acorda respirando pelo nariz logo após o término do procedimento.
As cirurgias nasossinusais tiveram um grande avanço com o uso de técnica vídeo-endoscópica. Isso proporcionou visualização do fundo das cavidades nasais permitindo melhora da qualidade do que se está sendo realizado e evitando assim complicações intra e pós-operatórias (como sangramentos).
Geralmente utilizo microdebridador (shaver) com lâmina reta ou angulada, sendo possível melhor qualidade na remoção de tecidos, reduzindo sangramentos. O uso de materiais hemostáticos (para coagulação) permite uma maior tranquilidade para a equipe médica e o paciente no pós-operatório.
Quando realizados pontos nessa cirurgia, os fios são absorvíveis, não havendo na maioria dos casos necessidade de remoção deles. Em geral o retorno às atividades físicas leves pode ser após 15 dias da cirurgia e para mais intensas (como corrida, academia por exemplo) após 30 dias.
É comum haver sangramento discreto nos primeiros dias após a cirurgia, podendo se realizar compressas frias na face várias vezes ao dia. Evitar abaixar a cabeça e ficar movimentando muito contribui para uma recuperação adequada.